7 ensinamentos que precisamos passar para as nossas meninas
- Karina Assis
- 14 de out. de 2020
- 3 min de leitura
A sociedade mudou, as mulheres que antes dependiam de bons casamentos para sobreviver, hoje em dia tem o direito de educação de qualidade, direito de trabalhar e votar. Mas sabemos que mesmo com direitos conquistados, as mulheres ainda são tratadas (e se tratam) com diferença. As mudanças de comportamento de uma sociedade toda acontecem aos poucos, mas precisamos fazer a mudança acontecer e é com a futura geração que precisamos investir em uma educação voltada a igualdade e respeito.
1º AMOR PRÓPRIO
Precisamos ensinar as nossas meninas a se amarem!
Vivemos em uma sociedade em que a maioria das mulheres tem problemas de auto estima e gostariam de mudar algo em seu corpo.
O amor próprio e uma auto estima saudável é aprendida com o amor e incentivo dos pais.
Fale para a sua filha o quão importante e bonita ela é, do jeito que ela é!
2º VOCÊ PODE SER O QUE VOCÊ QUISER
Infelizmente ainda há pessoas que pensam que existem profissões para homens e para mulheres. Ensine a sua filha que ela pode ser o que ela quiser ser, seja professora, médica, engenheira mecânica, bailarina, jogadora de futebol, o que ela quiser ser!
Quando compramos bolas e ferramentas para os meninos e bonecas e panelinhas para as meninas, estamos passando uma mensagem muito significativa para as nossas crianças, que os meninos podem ter determinadas profissões e que para as meninas o certo é ter bebês e cuidar da casa. Não limite sua menina!
3º SE ACEITAR COMO É
As mulheres vivem uma ditadura da beleza a muito tempo, mas ultimamente tem se instalado uma nova ditadura da beleza, uma beleza padronizada. Existe um formato de nariz, boca, bochechas desejado e conquistado por meio de procedimentos estéticos caros e dolorosos. Saiba mais sobre esse assunto no texto "harmonização facial".
Crescemos com um padrão de beleza estipulado, mesmo que de maneira inconsciente. As heroínas dos filmes e desenhos infantis são meninas loiras, de olhos claros e magras. As bonecas que compramos para nossas meninas são assim.
Ajude a quebrar esse comportamento, compre bonecas parecidas com seus filhos, com a cor da pele deles por exemplo e que não seja hipersexualizada também.
Fale como sua menina é bonita do seu jeitinho, como o formato dos seus olhos, nariz e boca são belos e perfeitos do jeito que são.
Fale que ser diferente é muito legal e que se todos fossem iguais as coisas seriam pouco divertidas.
4º ENSINE SUA FILHA A SER UMA MULHER INDEPENDENTE E LIVRE
Por muitos séculos as mulheres foram impedidas de estudar, trabalhar e buscar o próprio sustento. Muitas mulheres se viram presas a casamentos ruins, relações abusivas e violentas por depender de um homem para sobreviver. Hoje temos o direito a educação e a trabalhar, ensine para sua filha sobre como essa conquista foi importante e como ser independente e livre é fundamental para todos os seres humanos!
Ensine que ter uma fonte de renda é importante, pois não sabemos o dia de amanhã.
Ter um casamento saudável é muito legal, mas precisamos ensinar que esse não precisa ser o objetivo de vida das nossas meninas.
5º SORORIDADE
Como mencionado acima, a um tempo atrás as mulheres dependiam de bons casamentos para sobreviver, isso fez com que as mulheres se tornassem extremamente competitivas e por vezes acabam uma prejudicando a outra, na busca por um casamento vantajoso e na necessidade de mantê-lo. Hoje isso não é mais necessário, mas esse comportamento competitivo permanece. Saiba mais no texto sobre "a rivalidade feminina".
Ensine para a sua filha a ser cooperativa com outras mulheres, a buscar uma a ajudar a outra, uma a valorizar a outra. Esse comportamento tem nome e se chama "sororidade".
6º EDUCAÇÃO SEXUAL
A sexualidade feminina ainda é cercada por tabus, as nossas meninas precisam saber sobre como seus corpos funcionam, como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como evitar uma gravidez indesejada e principalmente, como identificar um abuso sexual. Sua menina precisa saber que pode contar com você caso alguém a toque de maneira inapropriada, ela precisa saber a quem ligar, recorrer e denunciar.
Incentive sua menina a buscar informação de qualidade sobre sexualidade. Uma mulher informada e com as questões sexuais tratadas de maneira saudável é uma mulher segura de si, sem medos e neuras. 7º AMAR SER MULHER
Por anos as filhas mulheres eram vistas como um problema, um sinal de que a herança não ficaria na família, que o sobrenome da família não seria passado a diante. Ser mulher era sinônimo de fraqueza e prejuízo, quebre esse ciclo, ensine para a sua menina que ser mulher é uma virtude, sinal de força e resistência.
Comments