top of page

SAÚDE MASCULINA

Novembro chega com esforços do Sistema único de Saúde - SUS por meio de campanhas visando conscientizar os homens a cuidarem de sua saúde.

É fácil entender o motivo disso, quando entramos em uma Unidade Básica de Saúde - UBS, é raro encontrar homens, principalmente homens jovens, de até 45 anos.


Sabe-se que os homens, geralmente, padecem mais de condições severas e crônicas de saúde do que as mulheres e também morrem mais do que elas pelas principais causas de morte (infarto, câncer, AVCs, etc.).


Na nossa cultura o cuidado geralmente é atribuído ao feminino, dessa maneira, nós precisamos falar sobre a masculinidade!


Hoje vivemos em uma sociedade que busca por mudanças em padrões de comportamentos disfuncionais, como o fato de ainda atribuírem aos homens características distintas das mulheres, como por exemplo:

- homens são mais reservados, mulheres são mais tagarelas;

- homens são fortes e viris, mulheres são frágeis e delicadas;

- homens devem prover o sustento da casa, mulheres devem cuidar dos filhos (e/ou idosos) e da casa;

- homem não chora, mulheres são sentimentais e sensíveis.

Eu tenho certeza que você já se deparou com algum desses padrões de comportamento que a sociedade impõe como natural entre homens e mulheres.

O que poucos homens sabem é que isso pode prejudicá-los.

É o que chamamos de masculinidade tóxica.


Homens foram criados reprimindo emoções, não é atoa que os homens são campeões disparados em abuso de álcool e drogas. Mas qual a relação entre essas coisas?

Já ouviu o termo "afogar as mágoas?"

Pois é, os homens abusam destas substâncias geralmente para mascarar algum sentimento ou angústia, da qual nem sabe como lidar.


Nesta mesma linha de raciocínio, os homens postergam ou ignoram sintomas, negligenciando a própria saúde.

Dia 01/09 Tom Veiga faleceu devido a um aneurisma, doença conhecida por seu caráter silencioso, mas sua colega de profissão e amiga Ana Maria Braga comentou que Tom era o tipo de homem que não cuidava da própria saúde, não se preocupava com bons hábitos de saúde e que se pudesse ela voltaria no tempo e alertaria o amigo sobre os cuidados com a própria saúde.


Homens, vocês ainda podem cuidar de si mesmos, aproveitem que o SUS tem campanhas de saúde voltada ao público masculino e busque fazer um check up, busquem por hábitos de vida saudáveis e se tem algo trazendo sofrimento psíquico para você, procure um psicólogo, a vida fica muito mais leve quando a gente se trata bem.


Referências Auxiliares

GOMES, Romeu; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do; ARAÚJO, Fábio Carvalho de. Por que os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres? As explicações de homens com baixa escolaridade e homens com ensino superior. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, p. 565-574, 2007.


BASTOS, Francisco I.; BERTONI, Neilane; HACKER, Mariana A. Consumo de álcool e drogas: principais achados de pesquisa de âmbito nacional, Brasil 2005. Revista de Saúde Pública, v. 42, p. 109-117, 2008.

 
 
 

Bình luận


Siga-me

© 2020 por Karina Assis.
Orgulhosamente criado com
Wix.com

 

Ligue

Tel: (47) 99999-7505

Whatsapp clique no ícone do telefone

  • Instagram ícone social
  • Twitter limpo
bottom of page