A Rivalidade Feminina
- Karina Assis
- 7 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A rivalidade feminina está representada em filmes e novelas, afinal quem nunca ouviu falar de mulheres disputando a atenção de um homem ou se boicotando em ambientes de trabalho por exemplo.
O fato é que isso vem de muitos e muitos anos atrás, antigamente as mulheres dependiam de bons casamentos para serem bem sucedidas. Mais do que isso, as mulheres não podiam receber heranças por exemplo, eram os filhos homens que ficavam com as heranças da família (como é retratado no filme Orgulho e Preconceito - 2005). Ou seja, as mulheres não podiam trabalhar, receber heranças e assim depender financeiramente exclusivamente dos seus maridos ou parentes homens. Dessa forma, a sobrevivência de uma mulher dependia dela arranjar um bom marido, elas só precisavam disputar com as outras solteiras pela atenção do rapaz. Nisso estava incluído quem é a mais bela, a mais bem vestida, a mais inteligente, com mais posses na família e conexões, etc.
O filme "O sorriso de Monaliza - 2003" retrata como as mulheres iam para uma espécie de faculdade para futuras donas de casa, onde as moças eram instruídas a serem boas esposas, como cozinhar, como recepcionar os convidados do seu marido e como criar os filhos.
Apesar de as mulheres já poderem trabalhar e serem independentes financeiramente, esse comportamento de rivalidade entre as mulheres que foi perpetuado por séculos ainda é repetido hoje em dia, mesmo que de forma inconsciente.
Essa competitividade entre as mulheres faz com que sabotemos ou prejudiquemos umas às outras, mas vamos combinar que a vida já é dura o suficiente, não precisamos prejudicar mais ninguém.
Depreciar a outra não faz com que eu me torne melhor ou mais bela.
Outra coisa muito importante é que a beleza é relativa aos olhos de quem vê. Afinal, o que seria do vermelho, se todos gostassem do azul.
Entendemos então que a rivalidade feminina é um mecanismo de defesa e sobrevivência das mulheres, consciente ou inconsciente. No entanto, é algo que nos dias atuais esse mecanismo de defesa já não se faz mais necessário, essa rivalidade na verdade é tóxica para as mulheres. Mas o que fazer para combater esse comportamento tão antigo e enraizado?
Sororidade é um termo relativamente novo, ele significa "relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres".
A sororidade não é apenas um novo termo da língua portuguesa, é um movimento que busca combater essa rivalidade entre as mulheres, promover a união entre as mulheres, por meio do companheirismo e empatia.
A mudança não acontece de um dia para o outro, mas mudar o nosso comportamento, promover e influenciar outras mulheres a terem comportamentos de companheirismo, ajuda e aceitação é fundamental.
Compartilhe esse texto com as mulheres ao seu redor, por uma relação saudável entre nós mulheres.
Comments