top of page

A CULTURA DO ESTUPRO

Atualizado: 23 de jun. de 2021

Desde ontem o país está chocado com o caso de Mariana Ferrer, que foi dopada e estuprada por André de Camargo Aranha. Mesmo com provas de material genético do réu no corpo da vítima, a "justiça" considerou que não haviam provas suficientes.


Mas o que chama a atenção neste caso é o fato de mais uma vez um homem, branco e rico escapar de uma condenação justa.

As cenas onde a vítima é humilhada pelo advogado do réu são de embrulhar o estômago! Ela implora por respeito "Excelentíssimo, eu imploro respeito", mas o juiz e todos os homens envolvidos se mantém calados.


Mas por que estou abordando este assunto?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos seres humanos, busca acompanhar a evolução da humanidade em busca de maneiras de lidar melhor com os problemas da vida. Eu como Psicóloga preciso falar sobre a cultura do estupro, machismo e o que podemos fazer para acabar com isso.


Já percebeu que toda vez que se fala de um estupro as primeiras coisas que vem a mente das pessoas é se a vítima está falando a verdade (mas isso não acontece quando ocorre um furto por exemplo), em seguida as pessoas pensam coisas como "mas que roupa será que ela estava usando?", "mas ela estava fora de casa neste horário?", "mas ela estava sozinha neste local?" todos estes questionamentos tem a função de desqualificar a denuncia feita pela vítima! Tudo isto ocorre por um mesmo motivo, proteger o estuprador. Isso tem nome: cultura do estupro.


O termo "cultura do estupro" foi criado na década de 70 por feministas americanas e é utilizado para descrever um ambiente no qual o estupro é predominante e no qual a violência sexual contra as mulheres é normalizada na mídia e na cultura popular.


Quando falamos de um comportamento de uma sociedade toda, sabemos que esse comportamento não surgiu ontem, e no caso da cultura do estupro todos os comportamentos, pensamentos e crenças envolvidas se deram através do machismo.

Um ideal que vê e trata as mulheres como seres inferiores.

Mas antes que pensem "começou o MIMIMI", trago alguns fatos dos prejuízos que o machismo proporcionou às mulheres brasileiras.


- Em 1827 a Lei Geral liberou que mulheres "brancas" pudessem acessar o ensino "fundamental".

- Em 1832 Nísia Floresta escreve o livro "Direitos da Mulheres e Injustiça dos homens" expondo a realidade da época e pedindo igualdade de direitos entre homens e mulheres.

- Em 1852 teve o primeiro jornal escrito por mulheres para mulheres.

- Em 1879 foi conquistado o direito das mulheres estudarem em Universidades.

- Em 1887 se forma a primeira mulher médica no Brasil, Rita Lobato Freitas. Um dos seus esforços foi em deixar a cesariana mais humanizada.

- Em 1910 primeiro partido político feminino foi criado.

- Em 1919 foi criada uma lei para igualdade de salários entre homens e mulheres (mas a fiscalização não é grande coisa até hoje).

- Em 1921 aconteceu a primeira partida de futebol feminino.

- Em 1928 (o voto feminino ainda não era um direito) Alzira Soriano é a primeira Ministra mulher no Brasil e na América Latina.

- Em 1932 mulheres tem direito ao voto.

- Em 1962 foi criado o estatuto da mulher casada, que permitia que mulheres casadas não precisassem da permissão do marido para trabalhar, ter direito a herança e guarda dos filhos (antes disso não podia!).

- Em 1962 a pílula anticoncepcional chega ao Brasil.

- Em 1974 as mulheres adquirem o direito de ter um cartão de crédito, antes disso os pais ou maridos precisavam ir até o banco "assinar" por elas. Foi criada a Lei de igualdade e oportunidade de crédito, para que as mulheres parassem de ser discriminadas nesse âmbito.

- Em 1977 a lei do divórcio foi sancionada (mas a sociedade julgava as mulheres divorciadas, pois elas deviam continuas casadas, mesmo que o marido fosse violento com elas).

- Em 1979 as mulheres adquirem o direito a praticar esporte.

Em 1980 as mulheres puderam entrar nas forças armadas (só em 1992 as mulheres puderam entrar para o exercito!).

- Em 1995 é criada a primeira delegacia da mulher, criada principalmente para cuidar de casos de violência doméstica.

- Em 1996 foi criada uma cota de 20% para que haja mulheres no congresso.

- Em 2002 a falta de virgindade deixa de ser um crime no código civil! (Sim se um homem casasse com uma mulher que não fosse virgem ele poderia pedir a anulação do casamento.

- Em 2005 extinguem a Lei do Matrimônio reparador (onde famílias poderiam obrigar suas meninas a casarem com seus estupradores, para reparar a honra da família da vítima).

- Em 2006 é criada a Lei Maria da Penha.


E ainda dizem que não precisamos do feminismo, lembrando que o feminismo é um movimento que busca a igualdade entre homens e mulheres.


Observem o atraso histórico e todas as lutas envolvidas na busca pela igualdade entre homens e mulheres.


E a luta contra a cultura do estupro e contra o machismo é todo dia e são as nossas atitudes e mudanças de comportamento que consolidam isso. Quando você ver um homem assediando uma mulher, busque protegê-la, nem que seja chamando a polícia.

Se um amigo está tendo um comportamento machista ou abusivo o repreenda, é assim que os homens vão passar a não se sentirem mais confortáveis para cometer atos como abuso e assédio. Sim, os homens ainda se sentem protegidos, pois a cultura do estupro faz isso por eles (veja o caso do jogador Robinho, as falas dele com os colegas, o sentimento de que eles não serão punidos nunca).


Homens estão acostumados a não respeitarem mulheres. Quando um homem chega em uma mulher na balada e ela o rejeita, a reação geralmente é ruim e agressiva. Mas se a mulher fala que tem namorado o homem entende. Pois os homens estão acostumados a verem as mulheres como propriedades de homens e respeitar a propriedade de outro homem.


A honra de um homem vale mais que a vida de uma mulher! A pena de morte para adultérios femininos que foi aplicada durante séculos, eu não me lembro de a pena ser a mesma caso o adultério fosse cometido pelo marido, você conhece alguma personalidade histórica masculina que foi morto por adultério? Eu não.


A homofobia também pode ser explicada como homens que tem medo que outros homens o tratem como eles tratam as mulheres.


Voltando ao Caso Mari Ferrer, ressalto que ela é uma mulher branca de classe média, o que aconteceria se fosse uma mulher preta, que não pudesse pagar um bom advogado?


Sobre o caso Mariana Ferrer, a comoção pública em cima deste caso é vital, não podemos deixar isso passar em branco. Os envolvidos neste julgamento serão investigados, o advogado que humilhou Mari Ferrer e os outros que se omitiram diante da humilhação.


Fontes auxiliares:

https://revistagalileu.globo.com/ Fatos históricos por Carol @insidevector

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page